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Aprimorando o equilíbrio ao fazer curvas ou zigue zague com sua Mountain bike

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O equilíbrio é uma característica que o ciclista deve aprimorar constantemente, de modo que em cada situação ele tenha as habilidades necessárias para se manter equilibrado.

Ao fazer curvas simples ou aquelas em zique zague, manter o equilíbrio é essencial para a segurança e para terminar a manobra de maneira satisfatória. Para aprimorar essas técnicas de longe a melhor forma é treinar muito em trilhas com essas características, porém nem sempre isso será possível. Nesse caso podemos executar alguns exercícios simples de equilíbrio em qualquer lugar de maneira fácil.

Veja como praticar esses exercícios.

Antes de Começar

Esses exercícios parecem ser muito simples, mas dão resultados reais e rapidamente, logo na primeira vez que os executar notará uma nítida melhora no seu equilíbrio.

Os exercícios podem ser executados em qualquer lugar, e bastam apenas 5 minutos para já ter um ganho no equilíbrio

O que vai melhorar

  • Equilíbrio - Principalmente em curvas de baixa velocidade e nas curvas em trilhas técnicas seja subindo ou descendo.
  • Confiança - A sua capacidade de relaxar e se concentrar sob pressão irá o ajudar a tomar melhores decisões.
  • Precisão das freadas - A sua capacidade de fazer os ajustes mais precisos de frenagem.
  • Duplo controle - Aprimorar o controle da bike enquanto pedala e freia ao mesmo tempo. Parece estranho mas é uma ótima técnica.
  • Posição na Bike - Você irá melhorar o posicionamento do seu corpo na bike nas diversas situações.

Primeira etapa - Círculos

A primeira etapa consiste em pedalar em círculos. Faça da seguinte forma:Treino de círculos

Encontre um lugar plano e que tenha espaço suficiente

Use alguma coisa para marcar um local que será o centro do círculo, pode ser uma pedra, um sapato uma garrafa, emfim qualquer coisa.

Comece a pedalar em círculos tendo a marca como centro. Use uma marcha leve.

Use seus suavemente freios para controlar o aumento da velocidade.

Relaxe os braços, ombros e punhos. Não é necessário segurar muito firme no guidão e mantenha sempre seu peso no selim e não no guidão.

Olhe para o centro do círculo enquanto pedala, sua visão periférica fará sua roda dianteira manter o caminho correto, e se caso sentir que está entrando muito no círculo ou perdendo o equilíbrio pedale um pouco mais forte que o trajeto será corrigido e o equilíbrio voltará.

Inicie os círculos pelo lado que você tem mais facilidade, quando estiver bem mude de lado.

Você pode tentar fazer usando apenas uma das mãos para aumentar o desafio.

Segunda etapa - Oitos

A segunda etapa consiste em fazer um exercício parecido da etapa anterior, só que agora acrescentando mais um círculo e executando movimentos parecidos com um oito. Faça da seguinte forma:Treino em oito para equilíbrio

Assim como na etapa anterior procure um lugar plano e com espaço suficiente para dois círculos.

Faça duas marcas que serão os centros dos dois círculos

Todos os passos da primeira etapa são válidos para essa também.

Agora comece a fazer movimentos entre as marcas como se fosse um oito. Sempre olhe para o centro do círculo, ou seja, ao passar pelo primeiro desvie seu olhar para o centro do próximo e assim por diante.

Aumentando a dificuldade

Após algum tempo de treino os exercícios anteriores irão parecer muito fáceis e você terá a impressão que já não vai evoluir mais, porém ainda existem maneiras de aprimorar mais ainda aumentando a dificuldade dos movimentos.

Existem várias maneiras de aumentar a dificuldade:

  • Tente andar mais próximo à marca central do círculo ou do oito. No caso do oito aproxime as duas marcas.
  • Altere a direção que faz os círculos e os oitos de tempo em tempo.
  • Tente fazer os círculos e oitos com apenas uma mão e alternando a direção e a mão que utiliza.Mão direita no sentido horário e mão esquerda no anti horário.
  • Faça diversas marcas em linha reta e faça zigue zague e no final faça o retorno. Você pode usar os olhos de gato das ruas, mas tome cuidado com o trânsito.
  • Tente revezar as marchas e hora pedalar em pé, hora pedalar sentado.

A medida que você melhorar, você será capaz de fazer círculos muito fechados com apenas uma mão e quase relar o guidão nos joelhos, nesse momento você pode considerar que o treino está feito.

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Rodrigo Mendes Pasini

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