Menssagem de erro

Notice: Undefined index: shape em adsense_display() (linha 513 de /home/pasini/public_html/mtb/sites/all/modules/adsense/adsense.module).

Artigo

Aprenda a escolher a melhor cor de lente de óculos para MTB e road

Categoria: 

óculos ciclismo

Os óculos fazem parte dos equipamentos essenciais de segurança para a pedalada e o mercado nos oferece a mais variada gama de modelos de óculos. São óculos de vários formatos, estilos e cores.

Mas com essa grande variedade sempre surge a dúvida de que tipo de óculos comprar para ter o maior benfício. Aqui estão dicas de que tipo de lentes escolher para cada situação.

Primeiramente, e mais importante, as lentes precisam oferecer proteção contras as radiações ultravioleta do sol UVA e UVB.

 

Lentes Preta/Cinza

Em dias muito ensolarados e claros esse tipo de lente é ideal, pois alivia a tensão que a luminosidade causa nos olhos suavizando a luz sem alterar a cor dos objetos.

  • Recomendado para: Estradões e asfalto, pricipalmente em dias muito ensolarados.
  • Não recomendado para: Pedal Noturno. Pedal em trilhas, pois a lente escura pode dificultar a visibilidade em áreas de sombra ou com menos luminosidade que são comuns em trilhas.

óculos ciclismo lentes pretas

 

Lentes Marrons

As lentes marrons são escuras o sificiente para suavizar a luz solar e também melhoram o contraste, clareza e percepção de profundiade, pois conseguem filtrar a luz azul do sol refletida sobre as coisas. Nas tilhas a tonalidade de cores esverdeadas é melhorada.

  • Recomendado para: Trilhas com tempo ensolarado ou claro.
  • Não recomendado para: Pedal a noite.

óculos ciclismo lentes marrons

 

Lentes âmbar

As lentes âmbar são algo entre um castanho claro e amarelo escuro e conseguem fazer o bloqueio da luz azul do sol que é refletida sobre as coisas. Esse tipo de lente promove o aumento do contraste e aumenta a visibilidade em situações de sombras e com menos luminosidade, como em trilhas sombreadas com muitos obstáculos ocultos pelas sombras.

  • Recomendado para: Trilhas com céu nublabo ou sombreadas.
  • Não recomendado para: Dias ensolarados ou muito claros.

óculos ciclismo lentes ambar

 

Lentes Vermelhas

As lentes vermelhas aumentam o contraste em dias nublados. São lentes boas para dias em que a luminosidade está baixa. As lentes vermelhas distorcem as cores, portanto não devem ser usadas quando é necessário identificar claramente as cores dos objetos, como sinais de trânsito.

  • Recomendado para: Dias nebulosos ou nublados.
  • Não Recomendado para: Dias claros, ensolarados, ou situações em que você deve identificar cores.

 

óculos ciclismo lentes vermelhas

Lentes alaranjadas

As lentes alaranjadas funcionam bem em ambientes mais escuros ou tempo nublado.

  • Recomendado para: dias nublados.
  • Não recomendado para: dias ensolarados.

óculos ciclismo lentes alaranjadas

 

Lentes amarelas

As lentes amarelas são ideais para situações de neblina. Essas lentes aumentam a nitidez permitindo uma visibilidade melhor em neblina densa.

  • Recomendado para: Situações de neblina.
  • Não recomendado para: dias ensolarados.

óculos ciclismo lentes amarelas

 

Lentes transparentes

As lentes transparentes não alteram a passagem de luz, consequentemente não alteram a visão. Elas são boas para situações de pouca luminosidade quando é necessário proteger os olhos de poeira, galhos ou os raios UV.

  • Recomendado para: ambientes com pouca luz e pedais a noite.
  • Não recomendado para: dias ensolarados.

óculos ciclismo lentes transparentes

 

Lentes verdes

As lentes verdes irão reforçar a sua percepção da luz vermelha e amarela, e aumentar o contraste muito parecido com lentes marrons, exceto por filtrar menos a luminosidade.

  • Recomendado para: Trilhas com tempo nublado.
  • Não recomendado para: dias ensolarados.

óculos ciclismo lentes verdes

Lentes azuis

Geralmente atravéz do filtro da luz azul que conseguimos aumentar o contraste e melhorar a percepção dos obstáculos, e essas lentes fazem o contrário tornando tudo menos claro e menos nítido. A percepção de profundidade dos objetos fica prejudicada, portanto esse tipo de lente não é recomendada para ser usada no ciclismo.

  • Recomendado para: passear com namorada(o).
  • Não recomendado para: ciclismo de qualquer modalidade.

óculos ciclismo lentes azuis

 

Lente fotocromática ou "Transitions"

As lentes fotocromáticas são lentes que escurecem em exposição a tipos específicos de luz, geralmente radiação ultravioleta (UV). Uma vez que a fonte de luz é removida, as lentes irão gradualmente retornar ao seu estado claro.

  • Recomendado para: Pedais em rodovias, pedais em locais onde as condições de luminosidade alterem, Corridas de 24 horas para se levar apenas um par de óculos de sol.
  • Não recomendado para: MTB durante a tarde. A lente não faz a transição rápida o suficiente para ser usada em trilhas.

óculos ciclismo lentes fotocromáticas

 

Recomendações gerais

Após ler sobre todos os tipos de lentes descritos anteriormente percebemos que o ideal é possuir várias lentes diferentes, mas a realidade é um pouco diferente. No dia a dia fica impraticável lidar com um punhado de lentes direfentes, principalmente em uma viagem que fica impraticável carregar isso tudo.

Se a maioria dos seus pedais são na estrada com o tempo bom use as lentes cinzas.

Se você sempre pedalada em trilhas escolha as lentes marrons.

Se você costuma pedalar sempre em condições de neblina ou chuva escolhas as lentes vermelhas, amarelas ou laranjas.

Mas para condições gerais para quem quer comprar apenas um óculos para todos os usos é recomendado a marrom. A lente marrom é ótima em trilhas, aumenta o contraste e a percepção de profundidade (que é ótimo) e mesmo em condições de muita luminosidade consegue ser efetivo.


Outros conteúdos relacionados com o que foi lido

Não existe nenhum artigo relacionado. Use o campo de busca para mais artigos!

Saiba mais!!! Pesquise no Site!!!

Rodrigo Mendes Pasini

On the Subject of Me

Sou programador de sistemas e desenvolvo sites como este. Se precisar de um sistema ou um site dinâmico entre em contato!

Se quiser marcar uma pedalada entre em contato também!

Entre em contato